segunda-feira, 8 de junho de 2015

Diário de Tarot - Tarot do Dia: 8 de Junho de 2015

Bom dia!

Para perceber melhor o significado das cartas, decidi começar a fazer tiradas diárias (pelo menos quando tiver tempo pois estes próximos dias vão ser muito atribulados).

Pela segunda vez, saltou-me uma carta do baralho (o 7 de copas), que irei incluir na interpretação.

7 DE COPAS


O naipe de copas refere-se a assuntos emocionais (não necessariamente amorosos). Nesta carta, vemos uma rapariga sentada no chão, de mão na cabeça, a olhar para cálices cheios de riqueza para os quais ela apenas olha, indecisa.

Esta carta representa uma multiplicidade de escolhas que aparentam ser boas apesar de esse julgamento ser emocional. Talvez olhando para as diferentes oportunidades de forma prática e racional se consiga fazer a escolha mais acertada, a que realmente é a melhor para nós, sem atrapalharmos essa decisão com emoções e ilusões.

Para mim, esta carta representa a indecisão e a incerteza, uma pessoa sonhadora e iludida.




XII - O ENFORCADO


Quando olho para esta carta, associo a imediatamente a Odin, que passou 9 dias e 9 noites pendurado em Yggdrasil de forma a alcançar o conhecimento e ultrapassar os seus limites. Os corvos lembram Huginn e Muninn, o pensamento e a memória.

Ao invés da figura do Enforcado típico das cartas de Tarot habituais, vê-se que o Enforcado está pendurado pelos dois pés, de forma estável. Os braços não balançam de forma descontrolada mas estão sim cruzados no peito numa posição de repouso. 

Apesar das emoções furiosas (a água), o enforcado mantém uma posição estável e meditativa. 

Esta carta, sim, simboliza as energias do dia de hoje: sacrifício voluntário para alcançar um objectivo. Por mais que as coisas custem, o Enforcado tomou a sua decisão e aceita sujeitar-se às dores de forma serena; o que terá de ser, será. Ele aceita o seu destino e irá passar pelos sacrifícios necessários de forma serena.


Conclusão:
Analisando estas duas cartas em conjunto, nota-se a predominância da introspecção. Hoje não é um dia para passar à acção mas sim para contemplar as várias escolhas ao nosso alcance e escolher o nosso caminho de forma racional, olhando aos possíveis ganhos mas também às consequências.

Para alcançar resultados positivos é necessário sujeitar-se a alguns sacrifícios, e é disso que as cartas nos falam: contrabalançar os ganhos com as perdas e abdicar do que for preciso para obter aquilo que REALMENTE se quer.

Mais estudo as cartas do Mystic Dreamer Tarot, mais me apercebo que os seus significados são muito intuitivos e subjectivos. Sempre que tiro uma carta do baralho, comparo a minha interpretação pessoal com a interpretação do livro mas também consulto o seu significado tradicional na Internet, e assim vejo que o Mystic Dreamer Tarot tem interpretações muito mais positivas e sonhadoras do que as cartas tradicionais. Estas cartas lembram-me que tal como as runas, as cartas dão indicações das possibilidades e dos caminhos a seguir, mas no final quem realmente faz as coisas acontecer e quem realmente constrói o nosso futuro somos nós mesmos. Tudo nasce no nosso subconsciente, na nossa imaginação e nos nossos desejos mas só cabe a nós tornar essas forma impalpáveis em coisas realidades, planos e objectivos definidos.

Mais uma vez estou aberta aos vossos conselhos, o que acharam da minha interpretação?

Paz, Luz e Amor! Tenham um bom dia!

2 comentários:

  1. Acho que vou passar a aprender a ler as cartas aqui, por ti...
    Faz todo o sentido o que disseste, principalmente sobre o enforcado, apesar da sua posição diria que tem os pés bem assentes na terra, consciente das dificuldades que aí vinham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback :) Fico feliz com as tuas palavras!!

      Eliminar