domingo, 7 de junho de 2015

Diário de Tarot - Entrada #1

O que devo saber neste momento?

Coloquei esta pergunta simples para a minha primeira experiência com Tarot. O meu objectivo era tirar apenas uma carta, mas o Pajem de Ouros saltou fora do baralho enquanto baralhava e acabei por tomá-lo em conta na leitura também.

Imediatamente, associei o Pajem e o Rei ao presente e ao futuro. De alguma forma identifiquei-me pessoalmente com o Pajem, e vi no Rei a postura que eu iria adoptar no futuro. Após esta identificação intuitiva, procedi ao exercício que descreviam no livrete de acompanhamento: tentar decifrar os significados das cartas pelas imagens nelas contidas. De seguida fui ao livro consultar os significados e achei que coincidiam e faziam sentido.

Antes de entrar na explicação dos significados das cartas, queria falar da situação que mais me ocupa a mente neste momento. Vou sair de casa brevemente, não tenho emprego (apesar de ter distribuído currículos, é esperar agora), não tenho onde ficar (ainda) e tenho pouco menos de um mês para resolver o assunto. Só tenho umas poupanças e é nisso que me vou apoiar nos primeiros tempos, mas se não arranjar sustento rapidamente, vou ficar em maus lençóis. Por isso comecei a cobrar as tiradas de runas e todos os outros serviços do blogue - não tenho alternativa. De qualquer forma, adiante!

O naipe de Ouros no Tarot, como referi no meu último post, é direccionado para assuntos mundanos e terrenos, envolvendo dinheiro, criações e posses materiais. Quando vi que as duas cartas eram relacionadas com dinheiro, percebi imediatamente que se referiam à situação predominante da minha vida neste momento.

Procedendo às interpretações :)

PAJEM DE OUROS

Na minha interpretação pessoal, associei o Pajem de Ouros à frescura e ao início de uma situação. Este factor foi salientado pelo céu que me lembrava as cores do amanhecer e o verde da capa do pajem (simboliza esperança). Associei a rosa a algo bonito e delicado, e a borboleta a algo também delicado, uma transformação. Em conclusão, toda esta carta me falava de um início e de juventude, de ingenuidade até um certo ponto. Identifiquei-a como sendo eu no presente: jovem, cheia de sonhos e de esperança, a tentar alcançar uma vida melhor pelos meus próprios meios.

Fui então ler a definição do livro, e esta variava ligeiramente da minha interpretação, apesar de estar próxima. A pajem (é uma rapariga, segundo o livro), está a admirar o produto que criou, com orgulho. É uma figura trabalhadora que se preocupa em ganhar dinheiro de forma honesta. É ainda criativa e perspicaz nas suas soluções para os seus problemas monetários - busca sempre uma forma de aumentar ou completar o seu rendimento. 

Definição geral desta figura, pesquisada na net: "Essa é a marca do Pajem de Ouros: um dedicado aprendizado que, bem estruturado, planejado e orientado, pode resultar em grandes benefícios.

     Esse arcano também nos fala de novidades, de notícias a respeito de saúde, dinheiro, trabalho, estudo. De ofertas de trabalho e de treinamento em novos empregos; de oportunidades nascentes, tipo investimentos seguros de capital, de se fazer dinheiro."1

Em outros termos, eu a tentar sustentar-me com o Paganismo Livre e outros projectos laterais.

REI DE OUROS

Esta figura saiu na tirada e associei-a a mim num futuro próximo.

Nota-se logo a tremenda diferença entre a jovem pajem e o maduro rei. A postura mudou - a pajem estica os braços numa posição de oferta enquanto o rei os tem cruzados numa posição de defesa ou imposição. A capa verde foi trocada por cores sóbrias. O castelo foi conquistado e com orgulho o rei está sentado no seu trono, no lugar que conquistou. A cara dele, séria, demonstra que passou por muito mas que alcançou o que queria. Serenidade e experiência, conquistas alcançadas, riqueza que por fim é dele.

No livro, o rei de ouros é descrevido como um rei que se senta no meio da sua abundância. Criou uma casa forte e linda da qual se orgulha, uma casa que protege de forma a não prejudicar a sua estabilidade e segurança.

É um rei prático e muito trabalhador, governado pelo senso comum, que alcançou os seus objectivos.

Definição geral desta figura, pesquisada na net: "O exemplo real do Rei de Ouros é a daquele sujeito que, através de muito trabalho, conseguiu amealhar uma respeitável condição econômica que lhe permite viver com muita tranquilidade e usufruindo de todos os confortos que a vida tem a lhe oferecer."2

Por outras palavras, eu conseguindo alcançar os meus objectivos, por mais dificuldades que se possam atravessar no meu caminho.

E com isto, posso dizer que sinto que estou no caminho certo, tanto na leitura do Tarot como nos meus restantes empreendimentos. 

Estão à vontade para dar as vossas opiniões ou orientarem-me se tiverem outra interpretação para estas cartas. Estou extremamente entusiasmada com o Tarot e despertou-me uma faísca muito especial no coração.

Paz, Luz e Amor!
____________________________

1. http://alextarologo.blogspot.pt/2010/01/carta-do-dia-pajem-de-ouros.html
2. 
http://alextarologo.blogspot.pt/2010/01/carta-do-dia-rei-de-ouros.html

2 comentários:

  1. Às vezes penso sobre o que deixamos para trás para correr atrás dos nossos sonhos ou o que teremos de dar de nós para os alcançar...
    Não preciso de cartas ou de Búzios para saber o quanto difícil será a tua jornada mas o que me preocupa é o quanto poderá escurecer -te a alma.
    Quando vendemos o "nosso dom" ficamos sujeitos a muitas coisas e sinceramente não gosto que o façam apesar de entender os motivos.
    O rei não será assim tão sereno ou feliz como parece... e se for é porque perdeu a sensibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre dois percursos que levam à escuridão da alma, mais vale escolher aquele no qual somos a protagonista que luta pelos seus objectivos do que escolher o percurso em que nos sujeitamos a ser brinquedos nas mãos de figuras de autoridade.
      A serenidade alcança-se com experiência, veremos como correm as coisas. Obrigada pelo feedback! Fico muito agradecida!

      Eliminar