terça-feira, 16 de junho de 2015

O Paganismo em Portugal - Em crescimento ou em extinção?

Bom dia, leitores!

Dediquei algum tempo da minha manhã a pesquisar sobre o Paganismo em Portugal. Procurei, entre outros, blogues relacionados ao Paganismo. Fiquei parva com os primeiro resultados do Google: quase todos eram blogues ou páginas que já não são actualizados há anos.

Aí pergunto-me, o Paganismo no nosso país está a crescer, ou a extinguir-se? Onde encontrar pessoas com mentalidades similares ou que seguem caminhos parecidos?

Já no Facebook, conseguir amealhar alguns pagãos nórdicos (poucos) residentes em Portugal. Um deles contou-me que pagãos há muitos, mas que é mais fácil encontrá-los ao vivo, nomeadamente na zona de Lisboa/Sintra (eu estou no Norte).

Com isto, parece-me que a presença online do Paganismo em Portugal está muito fraquinha. O que vemos é apenas a ponta do icebergue. Claro, tem os forums que frequento (quase parados ou com pouquíssima actividade) e isto tudo entristece-me.

Pagãos, onde andam? De todos os caminhos, de todas as cidades... Dêem um passo à frente! Estou curiosa de conhecer um pouco mais sobre os vossos percursos, sobre os vossos blogues e sobre os vossos projectos!

Paz, Luz e Amor!

7 comentários:

  1. Saudações Diana Brandão. Sou Delegada para o Diálogo Interreligioso da Pagan Federation International Portugal e posso assegurar te que, ainda que pouco visíveis, os pagãos de Portugal se procuram cada vez mais e, abençoadas sejam, aumentam os investimentos e as promoções de organizações pagãs. É verdade que Lisboa ganha em concentrá las, mas os movimentos, grupos e eventos pagãos tém ganho com o impulso das redes sociais. Aconselho te a ires acompanhando essas e outras actividades que, por Portugal vão preenchendo a agenda pagã. Deixo te o nome de algumas organizações que estam activas e visíveis com programas:
    # Pagan Federation International Portugal - Associação Cultural Pagã
    # Casa do Fauno
    # Irmandade Wicca Celtibera
    # Organizações dos Pub Moots (Porto Pagans, Lisboa Pagan Moot)

    Espero ter contribuído para este tema e parabéns pelo teu blogue.

    Bons ventos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Agradeço o seu contributo, as organizações mencionadas são das mais conhecidas em Portugal mas desconhecia a Irmandade Wicca Celtibera!

      Mais uma vez obrigada, irei dar uma vista de olho nessas organizações para ver as novidades e os programas.

      Cumprimentos,
      Diana.

      Eliminar
  2. Olá Diana, nos encontros nos pubs também poderás encontrar quem faça parte de coventículos e alguns estão abertos a novos membros.
    Mara

    ResponderEliminar
  3. Olá Diana, não posso deixar de concordar com a tua opinião. De facto é difícil encontrar informação atualizada sobre o paganismo em Portugal.
    Recentemente estou a moderar um blog estou a moderar um blog "Magia Wicca Portugal" cujo objetivo é nada mais do que passar a mensagem a não deixar que as comunidades online desapareçam.
    É bom ver que há quem repare nesta decadência do paganismo em Portugal!
    Continue a publicar sobre o tema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Já tinha ouvido falar desse blog que moderas. No entanto, acabei eu mesma por me tornar numa dessas pessoas de que falei neste post.

      O teu comentário motivou-me a dar um jeito nisto e recomeçar a escrever :) Já tinha umas ideias de posts mas faltava a motivação.

      Cumprimentos,
      Diana.

      Eliminar
  4. Olá Diana,
    Sou brasileira, mas moro em Braga e sou Wiccan há alguns anos. Estudo a Arte e gostaria muito de conhecer mais pessoas que fazem o mesmo. Meu email é camilademattosbrito@gmail.com
    Por favor, contacta-me para conversarmos sobre nossas experiências. Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Sou brasileira também, estarei em Portugal no próximo ano e gostaria muito de participar de alguma festa ou ritual pagão, sabe onde posso me informar? Obrigadão!!

    ResponderEliminar