quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Paganismo: Um Estilo de Vida

Apesar de ter os seus aspectos religiosos tais como Deuses e celebrações, o paganismo é sobretudo um modo de vida.

Alguns pontos comuns entre a maioria das crenças pagãs passa pelo amor à Natureza, a compaixão pelo próximo e o conhecimento de que dar é receber. Encontra-se também quem faça feitiços e bruxarias, o que se afasta do relmo religioso e entra no relmo do trabalho energético.

Um bruxo ou pagão irá sempre procurar conhecer-se melhor: os seus limites, os seus verdadeiros desejos, o sentido da sua vida e a sua relação com tudo aquilo e aqueles que o rodeiam. Percebemos de que há pessoas com energias boas e pessoas com energias más, mas percebemos também que essas pessoas com energias negativas estão motivadas pela raiva, pela inveja e pela dor.

Algumas práticas do estilo de vida pagão resumem-se da forma seguinte:

1. Amar a Natureza: Cuidar do Planeta Terra é um aspecto importante do Paganismo. Sem Gaia, estaríamos à deriva no espaço. É a Terra que nos sustenta, que nos dá abrigo, alimento e ar. É pela Terra e pelo Sol que obtemos a nossa alimentação, é pela Água que mantemos o nosso corpo saudável e vivo, é pela Lua que as marés se repetem, é pelo Ar que respiramos e oxigenamos o nosso corpo, é pelo fogo que produzimos calor, é pelos seus recuros que conseguimos abrigo, roupa e protecção. É uma combinação destes elementos naturais todos que nos tornamos pessoas fisicamente e psicológicamente saudáveis.

2. Compaixão pelo próximo: Compaixão permite ao pagão desenvolver o sentido de empatia e de percepção de energias. Ao ajudarmos os outros sendo com meios físicos, cuidados, assistência ou simplesmente deixando espaço para as pessoas crescerem, errarem e aprenderem permite a todos os involvidos desensolver-se como individuais e seres plenos. Ser bom para o próximo é ser bom para nós mesmos.

3. Dar para receber: Cuidamos de Gaia e ela cuida de nós. Cuidamos do próximo e ele cuida de nós (ou pelo menos não se mete connosco). Ao emitirmos energias positivas, recebemos em troca as mesmas energias. Fazer o bem para receber o bem, fazer o mal para receber o mal. Chama-se também de lei de Atracção, o Karma ou a Regra de Ouro, mas existe em numerosas religiões e crenças.

4. Auto-conhecimento e trabalho energético: Através de meditações e outros trabalhos energéticos como grounding e centering, o pagão alcança uma harmonia psicológica que lhe permite descobrir o que realmente deseja e o seu propósito na vida. Através deste conhecimento, pode-se realizar feitiços com a intenção certa ou simplesmente fazer escolhas em sintonia com o nosso ser.

No entanto, nem todo o pagão é bruxo. Por vezes um pagão irá simplesmente viver a sua espiritualidade de acordo com as crenças pagãs, sem feitiços ou crenças em Deuses específicos.

A beleza do paganismo é essa, não há um caminho certo ou uma crença obrigatória, há apenas o caminho que escolhemos e que é o certo para nós.

Paz, Luz e Amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário