segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Economia baseada em recursos - Projecto Vénus

Jacque Fresco e Roxanne Meadows
Existem vários visionários que conseguem imaginar um mundo sem dinheiro, um mundo de igualdade. Estas pessoas desenvolveram projectos extensos e teorias de como materializar esse ideal. No entanto, muitas outras pessoas se opõem a essas teorias por acharem que as organizações envolvidas não passam de cultos governados por utopistas iludidos.

Um desses projectos é o Projecto Vénus. É uma organização que pretende criar uma sociedade baseada em cidades futurísticas e auto-suficientes, tecnologias de ponta, recursos renováveis e proclama que "A Terra pertence a todos", logo todos nós temos direito a beneficiar da nossa porção de recursos de forma a viver confortavelmente e em união com o planeta. A organização também defende o uso da tecnologia para o bem da humanidade, como por exemplo ao substituir trabalhadores por robôs. Na sociedade projectada pelo Projecto Vénus, o ser humano já não é obrigado a trabalhar 8 horas por dia para pagar as contas mas sim escolhe uma função baseada na sua paixão, de forma a contribuir para o melhoramente da humanidade ao invés do melhoramento da economia. 
Cidade Circular

Neste sistema, seria um computador central a analisar todos os recursos presentes no Planeta de forma a poder relocalizar os recursos onde forem necessários.

Uma das únicas coisas que não me agrada é o facto de que o fundador, Jacque Fresco, indica que a religião seria obsoleta num mundo destes. Sendo que tenho um blogue sobre paganismo, e que é uma das minhas maiores paixões, não sei como seria viver num mundo que nega completamente a existência de mistérios espirituais.

Mesmo assim, consigo imaginar este sistema a funcionar correctamente, e longe de mim me opor a este tipo de sociedade. Preferia mil vezes viver num mundo em que a natureza é respeitada do que num mundo em que é destruída e que cada um está por sua conta.

Casa
Deixo aqui o link da organização: 

https://www.thevenusproject.com/

Paz, Luz e Amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário